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O Google anunciou a actualização do seu mecanismo de busca, que pode adivinhar a localização do utilizador e oferecer resultados regionais, para termos procurados, como restaurantes, hospitais ou floriculturas, utilizando os mapas de cada localidade.
«Se o utilizador estiver a comprar comida, cosméticos ou artigos desportivos, procurando um banco, um ginásio ou uma agência dos Correios, poderá dizer o que quer e nós tentaremos encontrar a opção mais próxima de onde estiver», explicaram os engenheiros de software do Google, Jenn Taylor e Jim Muller, no blog oficial da empresa.
A empresa norte-americana de Internet já oferecia resultados localizados, mas apenas se o utilizador especificasse o local no campo de procura. A partir de agora, as buscas locais vão aparecer como resultado, mesmo que não se especifique a localização. O Google vai combinar o IP do cibernauta com uma localização geral e usar esses dados como base para a busca local, apesar de haver a opção de mudar a localização, para o utilizador especificar ainda melhor os resultados.
Em Fevereiro, a companhia lançou o Latitude, um upgrade do Google Maps, que permite que as pessoas rastreiem a exacta localização dos seus amigos e familiares, utilizando a Internet nos telemóveis.
Uma semana depois, o Google afirmava que o Gmail já poderia mostrar a localização do utilizador que escreveu determinado e-mail, fazendo a dedução de acordo com o endereço IP do remetente, o que reacendeu a polémica sobre a privacidade dos serviços de Internet.
in Diário Digital