Ataques Hacker a 1 de Abril


Pode ser mais uma partida de 1 de Abril, mas as empresas de segurança estão já a alertar os utilizadores para verificarem se os seus computadores estão infectados com o Conficker, que poderá voltar a atacar no Dia das Mentiras.

O worm que terá infectado mais de 3 milhões de PCs poderá "despertar" a 1 de Abril, com actividade mais intensa na criação de uma porta de entrada para hackers que desta forma podem explorar os computadores infectados para enviar spam, fazer ataques de Denial of Service e continuar a espalhar vírus.

O laboratório da Panda Security já identificou três variantes do Conficker (A, B e C), registando um aumento da actividade deste worm nos primeiros meses do ano. Segundo o PandaLabs, a variante tem oculta no seu código uma instrução específica para ser executada no dia 1 de Abril que irá fazer o download de uma actualização, cujo conteúdo ainda é desconhecido.

O Conficker.C cria uma botnet que poderá ser utilizada para ataques de larga escala, embora algumas empresas admitam que não é garantido que o ataque aconteça a 1 de Abril, como adiantam os investigadores da Sophos no blog da empresa. Os investigadores lembram ainda que o bom funcionamento de toda a infra-estrutura da Internet é essencial para que a rede de hackers que explora estas botnets continue a sua actividade.

Para se protegerem os utilizadores devem instalar as correcções de segurança disponibilizadas pela Microsoft, já que o Conficker explora uma falha corrigida em Outubro. É ainda recomendada a análise do PC com um software de anti virus, estando disponíveis várias ferramentas gratuitas que identificam e eliminam este worm.

in TeK

Clicky Web Analytics